Neste Ciclo foram apresentadas e discutidas três ações de curricularização da extensão que já estavam curricularizadas nas respectivas UCs e foram adaptadas para a nova realidade do ensino remoto emergencial. Palestrantes: Erika Suzuki: Profa do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (EPM/UNIFESP); Marília Andrade: Profa do Departamento de Fisiologia (EPM/UNIFESP) e Taiza Stumpp: Profa do Departamento de Morfologia e Genética (EPM/UNIFESP)
Em 04.02.2021, das 13h às 14h30, a Profa. Dra. Adriana Rocha Bruno, professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), discutiu os processos de docências no cenário atual, enfatizando os desafios do currículo na perspectiva crítica e intercultural na cultura digital.
Nesta quinta, a Profa. Dra. Lucila Pesce, docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que abordará as relações entre linguagens hipermidiáticas e processos formativos no ensino superior em face das premências advindas da pandemia de COVID-19.
Esta sessão contou com a presença da Profa. Dra. Vanda Elias, docente do curso de Letras da EFLCH/Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Letras de nossa instituição.
As nossas práticas comunicativas e interacionais acontecem por meio de textos. Mas o que é texto? O que nos faz dizer que “um texto” é “um texto”? Quais estratégias concorrem para a organização, a progressão e a coerência do texto? E o que dizer sobre o texto em ambiente digital? Essas são questões que orientaram a nossa discussão, com o respaldo de estudos desenvolvidos no campo da Linguística Textual.
Nesta sessão conversamos sobre como a participação dos estudantes de pós-graduação e graduação, através do PAD e da monitoria, respectivamente, está contribuindo para o desenvolvimento das ADE e também como a participação nas ADE está contribuindo para a formação desses estudantes. Debatedoras: Marilena Rosalen (docente Diadema), Taiza Stumpp (coordenadora do PAD - Programa de Aperfeiçoamento Didático), Ana Maria do Espírito Santo (Comissão do Programa de Monitoria).
Neste encontro, convidamos a Profa. Dra. Lilian Bacich, coordenadora de Pós-Graduação em Metodologias Ativas no Instituto Singularidades, para discutir o tema da formação de professores nos diferentes contextos (presencial, online e híbrido).
Este foi um encontro comemorativo no contexto da Semana do Servidor da UNIFESP.
Esta semana receberemos a Profa Stella Pecin, do Campus Baixada Santista, para falar sobre “Parceria com estudantes para planejar e desenvolver atividades de ensino”;. Junto a alguns estudantes, ela irá relatar vivências sobre os desafios para formar o profissional do amanhã, com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Nesta sessão, a Profa. Dra. Iraní Ferreira Gerab, docente do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) apresentou os recursos disponíveis do Google para Educação e suas possíveis aplicações.
Neste encontro convidamos Juliana Moraes Marques Giordano, que trabalha na Equipe de Design Educacional da UNIFESP. Seu mestrado em Educação na USP analisou a ambientação de estudantes que faziam pela primeira vez cursos online. Compartilhamos e discutimos estratégias para apoiar esse/essa estudante e construir novos espaços de aprendizagem.
Nesta sessão, a Profa. Dra. Paula Carolei faz uma síntese sobre modelos de planejamento de Atividades Domiciliares Emergenciais (ADE) e desafio nos planejamentos: concepções de recursos, atividades e mediação online; carga horária teórica e prática; cálculo de carga horária síncrona e assíncrona; registro e acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem e evidências que podem ser explicitadas nessa interação digital.
Nesta sessão, a Profa. Dra. Paula Carolei apresenta modelos de planejamento de Atividades Domiciliares Emergenciais (ADE) e desafio nos planejamentos: concepções de recursos, atividades e mediação online; carga horária teórica e prática; cálculo de carga horária síncrona e assíncrona; registro e acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem e evidências que podem ser explicitadas nessa interação digital.
Nesta sessão ocorrida em 18/06/2020 o Prof. Dr. Mario Luís Ribeiro Cesaretti discute os tipos de avaliação formativa e somativa que podem ser utilizados no ambiente online, bem como suas potencialidades e fragilidades. Também serão apresentados aos docentes algumas ferramentas de avaliação disponíveis nos ambientes da UNIFESP e outras que existem de forma gratuita na internet.
Nesta sessão fizemos um balanço das diferentes ações de formação docente desenvolvidas pela ProGrad em parceria com a UAB/TEDE/Unifesp e a DDGP/ProPessoas/Unifesp ao longo dos meses de abril e maio, bem como o horizonte das novas ações a serem desenvolvidas a partir de um diagnóstico informado pelos registros dos cursos e pelos debates. Para isso, reiteramos a importância de poder contar com a participação de todas e todos.
Neste encontro o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp (Prae) da Unifesp, Prof. Dr. Anderson Rosa e a Profa. Dra. Ligia A. Azzalis, Pró-Reitora adjunta da Prae apresentam o levantamento das condições socioeconômicas e de acesso às tecnologias de informação e comunicação de estudantes de graduação da Unifesp, no período de distanciamento social pela COVID 19.
Nesta sessão as Profas. Dras. Valéria Sperduti e Izabel Meister, docentes da Universidade Aberta do Brasil e do curso TEDE da Unifesp discutem as relações que se constroem entre o tempo e aprendizagem on-line considerando: as perspectivas do aluno e do docente a partir do isolamento social: a necessidade de planejamento integrado aos processos educacionais: o tempo disponível para o estudo; à construção de materiais didáticos e a gestão da disciplina e do curso.
Neste encontro a Profa. Dra. Edna Melo (Unifesp/UAB/Tede) apresenta um painel sobre o tema da Educação Aberta. Trata-se de um movimento que vem desafiando a Universidade a repensar a tradição de suas práticas e abrir seus conhecimentos em prol de uma cultura que promova o compartilhamento e a conectividade entre os vários setores da sociedade. Nessa conversa refletiremos sobre alguns modelos de Educação Aberta e o alcance de suas práticas.
Neste encontro a Profa. Dra. Stella Peccin (Unifesp/Departamento de Ciências do Movimento Humano), vice-coordenadora do BICC (Best Evidence Medical and Health Professional Education International collaboration center) da Unifesp fará o mapeamento das ações de ensino remoto desenvolvidas no contexto da pandemia da COVID-19 no âmbito universitário internacional. A Profa. Dra. Paula Carolei (UAB/Unifesp) fará uma revisão de experiências desenvolvidas em instituições universitárias brasileiras.
Este vídeo é relativo a primeira parte do evento.
Neste evento a Profa. Dra. Stella Peccin (Unifesp/Departamento de Ciências do Movimento Humano), vice-coordenadora do BICC (Best Evidence Medical and Health Professional Education International collaboration center) da Unifesp fará o mapeamento das ações de ensino remoto desenvolvidas no contexto da pandemia da COVID-19 no âmbito universitário internacional. A Profa. Dra. Paula Carolei (UAB/Unifesp) fará uma revisão de experiências desenvolvidas em instituições universitárias brasileiras.
Neste encontro foram discutidas as seguintes questões:
- Que concepções de aprendizagem as ações online podem promover?
- Que espaços e temporalidades podemos criar online? Quais as camadas de publicação, comunicação e de gestão de aprendizagem estão presentes nesses espaços?
- Como podemos registrar e acompanhar esses processos de ensino-aprendizagem? Que evidências podem ser explicitadas nessa interação digital?
Vídeo de boas-vindas, apresentação da Rede de Apoio ao Docente UNIFESP e orientações iniciais de uso do espaço que tem como objetivo apoiar aos(as) docentes em suas práticas didático-pedagógicas no momento de oferta das UCs em Atividades Domiciliares Especiais (ADE) em função da suspensão de atividades de ensino presenciais devido à pandemia do Sars-CoV-2.