Este texto apresenta alguns conceitos relacionados à interação e discute aplicações práticas em educação a distância, especialmente neste momento em que buscamos conhecer novas possibilidades e alternativas para retomar o exercício da docência de forma remota em função da pandemia.
A proposta agora é refletir sobre formas de interação - síncrona e assíncrona. E o texto apresentado busca levar a uma reflexão sobre essas formas de interação...
Mas qual a forma mais adequada? Já adianto que não é tão simples assim e que uma resposta pronta a essa pergunta não existe. Mas temos caminhos para identificar qual a forma de interação mais adequada para cada caso, cada situação.
Vamos lá?
Alguns pontos abordados neste texto:
O que promove a conexão entre pessoas, artefatos e lugares?
Como essas conexões se reforçam e tornam vínculos?
Como os vínculos deixam de ser apenas entre duplas e se formam grupos, comunidades, coletivos e outras formas de agregação social?
Como essas comunidades e redes criam junto?
Que estratégias pedagógicas favorecem o vínculo e a manutenção da ação criativa da comunidade?
Quais os desafios que surgem nas comunidades e geram conflitos? Como se lida com as questões do poder e do conflito?
Que estratégias podem favorecer o diálogo e a superação dos conflitos?
Este texto apresenta conceitos, modelos e exemplos de mediação e feedback de atividades a distância. Tudo isso permeado por reflexões sobre a prática docente.