Gestão de Aprendizagens

Atividade oferecida no período de 27/05/2020 à 17/06/2020 pelas professoras Dra. Paula Carolei e Dra. Gisele Garbe, docentes do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) da UNIFESP. Nessa formação foi possível refletir sobre a autonomia de nossos estudantes, sua gestão sobre o processo de aprendizagem e estudos e o acompanhamento desse processo.

Webconferência de abertura


GESTAO_APRENDIZAGENS_slides_primeira_webconf.pdf

Slides da Webconferência


Webconferência de fechamento


GESTAO_APRENDIZAGENS_slides_segunda_webconf.pdf

Slides da Webconferência


Texto_metacognicao_Gisele_Garbe.pdf

A metacognição no processo de aprendizagem

A metacognição, muitas vezes definida de forma simplificada como “aprender a aprender”, é entendida, de forma mais abrangente como um processo de conscientização dos sujeitos sobre seu próprio processo de aprendizagem (estratégias cognitivas e sociais-afetivas) e a regulação dessas habilidades na busca por um resultado mais efetivo.

Estratégias de Auto gestão nos estudos

Em processos de Autogestão da aprendizagem são diversas as ações que apoiam o aluno no mapeamento de seus processos - etapa essencial para conscientização, reflexão e autorregulação da aprendizagem.

Uma estratégia que pode ajudar os estudantes a mapear seus processos são as Rotinas de Pensamento - rotinas que ajudam a tornar os pensamentos visíveis por meio de sequências simples e curtas de perguntas sobre o tema que está sendo estudado.

Conheça mais sobre as Rotinas de Pensamento:


Texto_responsabilidade_autonomia_Gisele_Garbe.pdf

Responsabilidade e autonomia do estudante na EaD

A leitura deste tópico aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento de responsabilidades e autonomia em estudantes de cursos superiores ofertados na modalidade de educação a distância, considerando o contexto atual.

Ações para promover o estudante como sujeito ativo em sua aprendizagem

Apresentamos recursos para leitura com exemplos de estratégias, estudos de caso e reflexões relacionados ao tema.


01_AUTONOMIA DO APRENDIZ.pdf

Livro: Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa

Autoras: Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

Disponível em: Minha Biblioteca - acesso via https://biblioteca.unifesp.br/ (Acervo: 5035901)

Recomendação de leitura: Introdução e Metodologias Ativas (páginas 1 a 34)

Ações e ferramentas para acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes

Um primeiro passo do 'acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes' é monitorar seu acesso à UC/disciplina, participação nas atividades propostas e entregas de produções.

Quando estamos em um curso a distância a participação dos estudantes nas atividades propostas é um importante indicador do comprometimento dos alunos com o curso, e portanto, com sua aprendizagem. E quando falamos em participação não significa apenas a entrega ou não de respostas a atividades, mas o grau de envolvimento com a atividade (solução de um problema, debate de um tema, estudo de caso) que cada estudante demonstra em suas respostas.

Assim, dados quantitativos fornecidos pelos relatórios do ambiente virtual de aprendizagem - como o Moodle - auxiliam a monitorar o acesso dos estudantes à plataforma, visualização de recursos e entrega de atividades. Entretanto, o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes é um processo mais amplo, que inclui um olhar individualizado sobre suas produções, interações e colaborações, reflexões.

Esse acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes é muito rico, pois além de orientar sobre a situação específica de cada estudante permite traçar um panorama sobre a turma como um todo e apoia os professores na condução de seu curso.

Entretanto, apesar de muito gratificante e fundamental para conduzir de forma adequada o curso, esse acompanhamento é bastante trabalhoso para o professor.

Mas como realizar esse acompanhamento de forma viável?

Há estratégias e também ferramentas que podem auxiliar.

Um exemplo é o uso da ferramenta Diário (ferramenta de registro que permite sucessivas inclusões e na qual apenas o próprio estudante e o professor podem visualizar a conteúdo). Mas é imperativo considerar que a ferramenta sozinha não soluciona a questão do acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. O principal é planejar uma estratégia adequada que inclua o uso do Diário e seja consonante com a proposta do curso.

Uma possibilidade é, nas próprias atividades do curso, orientar que os estudantes anotem em seu Diário reflexões, considerações sobre a atividade realizada e outras percepções. Esses registros podem fornecer informações importantes sobre a aprendizagem, dificuldades e até mesmo o vínculo de cada estudante com o curso, permitindo que o professor realize intervenções (esclarecimentos, orientações, motivação) além de acompanhar seu processo de aprendizagem.

É possível gerar relatórios no Moodle que permitem acompanhar a participação e desempenho dos estudantes em uma atividade específica (ex: entrega de texto produzido pelos alunos por meio da ferramenta Tarefa). Também pode ser gerado relatório para acompanhar a participação em todas as atividades de um único aluno do curso.

Os relatórios permitem ao professor uma visão abrangente sobre a participação da turma em determinada atividade e também sobre a participação de cada aluno de maneira particular. São relevantes para fornecer informações quantitativas e complementar o acompanhamento mais personalizado realizado pelo professor.

Vale observar que por meio de um acompanhamento constante da turma e atividades do curso, e mesmo sem olhar relatórios, é possível identificar uma mudança/alteração na forma de um aluno participar do curso, como uma redução da frequência de envio de mensagens em uma discussão com o grupo e também conteúdo menos propositivo em suas mensagens publicadas. Esse sinal pode ser um alerta para uma intervenção do professor, buscando compreender o que está acontecendo e apoiar o estudante em sua jornada de aprendizagem.

No Manual de Moodle disponível nesta seção há indicação de alguns relatórios e outras ferramentas para apoiar o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes:

Relatório por usuário:

Neste tipo de relatório é possível visualizar vários dados sobre o acesso de um estudante (todos os acessos ao curso, acessos em um dia, acessos em cada atividade ou recurso).

Antes de acessar o manual faça um teste neste ambiente do nosso curso: na lateral esquerda da tela, bloco Navegação, clique em Participantes. Uma nova tela será aberta com um relatório de todos os participantes no curso (professores e estudantes) e alguns dados de identificação e uma informação importante - a data do último acesso de cada participante ao curso. Essa informação já traz um indicador relevante sobre a participação de cada estudante - se um aluno não tem acessado o ambiente não está participando do curso.

Relatório por atividade do curso:

Neste relatório é possível selecionar uma das atividades do curso e visualizar a participação de todos os estudantes. Há diversas opções para configurar o relatório, como delimitação do período de participação dos alunos na atividade. Esse tipo de relatório fornece uma visão geral de cada atividade do curso.

Relatório de notas:

Este relatório permite a visualização de uma mapa de notas, com todas as atividade avaliativas, de todos os estudantes do curso. O manual também indica como configurar o Livro de Notas para que o relatório seja consistente e também para que os estudantes possam consultar as notas de suas atividades em um relatório individual.

Tutorial Relatório de Participação dos Alunos

Relatórios por usuário no Moodle

Relatório de Notas no Moodle

Relatórios do Curso no Moodle

A autonomia na aprendizagem em educação a distância

Artigo que aprofunda a visão sobre a autonomia dos estudantes em cursos na modalidade EAD